domingo, 24 de julho de 2011

Do desastre ao triunfo? (Apollo 13)


Andando pelas ruas de Bergen hoje, domingo, menos de dois dias depois do atendado minuciosamente arquitetado pelo jovem Anders Behring Breivik, nas pracas havia comocão das pessoas. Na "Blue Stone", uma pedra famosa na cidade, haviam familiares, amigos e demais pessoas fazendo uma vigília por um jovem morador daqui, que também foi uma das 93 vítimas do massacre. Ele estava na pequena ilha onde havia muitos jovens ligados ao partido trabalhista norueguês, do qual o primeiro ministro é membro.

Duzentos metros da "Blue Stone", outro manifesto, este da juventude do partido trabalhista, fazia um comunicado as pessoas que ali estavam. Um jovem, num palanque, dizia que tudo aquilo que Anders fez vai demorar para ser esquecido. Que um dos objetivos sempre foi contra a política do partido trabalhista, de cooperacão com exilados, com imigrantes, entre outros, como ocorrem na Franca, por exemplo.

Choro, pranto, dor, sofrimento. E as perguntas "Por que?" ficam no ar, ficam nas conversas, ficam entre as pessoas. Uma cancão que eu gosto muito, do Oficina G3, "A licão", fala sobre aquilo que o Mestre nos ensinou. E diz: "Parece que não aprendemos a licão", e falo para nós, que conhecemos Jesus Cristo, parece que não aprendemos a licão! O mundo sempre estará desse ponto que ocorreu em Oslo, para um pior: primeira Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial, Guerra do Vietã, USA x URSS, ..., Guerra do Golfo, 11 de Setembro, Guerra no Iraque, ..., assassinato de Bin Laden, até Anders Behring Breivik, em Oslo. Um século, muitas coisas erradas realizadas pelos "mestres" dos governos, e muitas licões aprendidas por discípulos em cada situacão.

"Que farei para me salvar? (At 16.30)" foi a pergunta do carcereiro, quando viu Paulo e Silas. Eles poderiam ter fugido, claro, pois o terremoto foi um milagre divino para libertacão dos dois. Entretanto, se eles tivessem fugido, o carcereiro teria tirado a própria vida, e morreria sem fazer a pergunta a Paulo, que de imediato lhe deu a resposta: "Crê no Senhor Jesus! (At 16.31)". Paulo aprendeu a licão, com todo o sofrimento que ela impõe ao discípulo, contudo pôde ensinar a dura licão ao carcereiro.

A licão está aí, na bíblia, mais precisamente no quatro evangelhos, passo a passo, como ser discípulo e fazer novos discípulos. Jesus disse: "Ide, ensinai.. a guardar tudo que vos tenho mandado (Mt 28 19,20)". É isso que devemos ensinar, como o Mestre fez e ensinou. O mundo está clamando por algo que a religião cristã não poderá dar. Agora, vamos convidar este mundo perdido para entrar no Reino de Deus na Terra conosco, mostrando como fazer o que aprendemos com Jesus. As leis do Reino são leis de liberdade. Ele não é comida ou bebida, como ensina Paulo, mas alegria e paz no espírito. O mundo busca isso: alegria, paz no espírito! E o Reino de Deus está aqui, como diz Jesus: "... é chegado o Reino de Deus".

Nenhum comentário: