sexta-feira, 22 de julho de 2011

Plano que mudam, sonhos tão irreais...


Hoje, quando voltava de um trabalho com meu amigo e carpenter Børre, ouvíamos o louvor da pastora Fernanda Brum, Sonhos. Esse louvor em especial fez parte do pior momento (eu acho) de minha vida. Eu tinha sonhos, tinha visões de um futuro promissor para mim e para meu lar, especialmente meus dois filhos. De repente acontece algo terrível que muda toda minha perspectiva futura. "Um coracão tão ferido caminha meio perdido sem rumo na estrada", o louvor tocava no celular e nos autofalantes do carro. E meus olhos comecaram a lacrimejar, e não contive as lágrimas, pois pensava: Deus me ama mesmo. Apesar de tudo, ele sempre tem-me honrado!

Foi nesse momento crucial que eu coloquei em mente: Vou ser melhor do que eu já fui! Serei melhor para dar orgulho ao meu Pai que está no céu. Lembro que um dia estávamos à mesa, eu, meus dois filhos e minha ex-esposa. O momento era ruim para nós quatro. Contudo eu disse: "Eu sempre fui um homem bom, eu acho que sempre fui bom. Mas eu vou ser um homem melhor do que aquele que um dia eu fui!". Eu ía trabalhar ouvindo esse louvor, voltava pra casa cantando. Ía ao culto em minha igreja e chorava com Deus. Quando chegava em casa eu escrevia uma reflexão e versos poéticos com referência ao texto escrito. Mas eu precisava de algo mais.

"Eu serei melhor" era o que eu dizia a mim mesmo todo dia. E as coisas íam acontecendo. Situacões em que eu deveria ser áspero, eu me tornava doce. Outras em que eu deveria ter-me tornado estúpido, eu era super delicado. Aconteceram algumas em que eu deveria ter usado a lei para minha defesa, mas eu abri mão desse direito que nossa lei oferece. E eu ia analisando cada situacão como se eu fosse a outra pessoa. Foi quando aprendi a fazer minha "introspeccão", analisar meus pontos fracos, superá-los ou diminuí-los, e explorar meus pontos fortes, que eu sei que as pessoas que me conhecem admiram. "Eu serei melhor" na minha mente e modificando meu modus operandi de forma sistemática. Mas as coisas não eram tão fáceis como a teoria prega. Existia algo que precisava renunciar em mim, o meu "orgulho". Esse ponto é, como diz o Galvão Bueno, "correr com a faca entre os dentes". Tudo estava contra mim, até eu mesmo.

Mas Paulo diz que "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados por Ele". Não pense que a sua vida é um livro escrito por Deus e que tudo está pré-determinado ou predestinado por Ele. Todas as minhas atitudes, boas ou ruins, resultaram em alguma coisa. Esse resultado, ou fruto daquilo que eu fiz, direcionou minha vida para vários locais onde meu Pai jamais gostaria que eu estivesse. Então, em cada situacão, Ele interviu de maneira direta colocando alguém que me redirecionasse ao ponto onde eu deveria estar. E o homem que eu deveria ser ia sendo formado, gradualmente, tendo uma base sólida: a Rocha, o Leão, o Cordeiro, meu Senhor Jesus Cristo.

Sei que jamais vou agradar a todas as pessoas, jamais. Mas no que depender de mim, desse homem que quer agradar o seu PAPAI, ABA, eu jamais deixarei, tendo consciência e certeza de que alguém ficou magoado com algo que eu fiz, de me despir, colocar água numa bacia, nos ombros uma toalha bem felpuda e pedir para lavar os pés dela. Meu amigo me ensinou e pude verificar que isso é bom, fará bem para outra pessoa e muito mais para você. "Mas um dia ele encontrou alguém diferente, mudou sua mente e seu coracão, tratou suas feridas, deu sentido a vida" por isso sei que hoje minha vida tem um sentido único, que é fazer o meu Deus ter prazer em mim, como disse Davi: "Me colocou num lugar melhor, maior, amplo, pois tinha prazer em mim - Salmo 18.19". Davi foi tão pecador quanto eu sou, mas ele tinha Deus como seu maior patrimônio. Eu também quero tê-LO, o meu Deus e Pai, como meu bem maior.

Nenhum comentário: