terça-feira, 15 de setembro de 2009

Quem é ele, para que nele creia?

Quantas bençãos espirituais já recebemos de nosso Deus? Muitas, e tenho plena certeza que elas sãos como a areia do mar em nossas vidas, incontáveis. E na parte material, muitas dádivas ele nos cocedeu? Muitas, posso afirmar com certeza. E curas em nosso corpo físico, quantas vezes Ele nos sarou e restituiu? A palavra diz que Ele levou sobre si as nossas dores e enfermidades, não é mesmo? Agora pergunto: Mesmo recebendo inúmeras bençãos de Deus e também abençoando as pessoas que se relacionam conosco, conhecemos realmente ao Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus?
Quantas vezes já falamos do amor de Deus às pessoas? Como eu, posso afirmar que vocês são verdadeiros pregadores de boas novas. E ensinar a palavra de Deus em uma classe dominical? Se você é frequentador assíduo como eu, além de ensinar, deve possuir um cargo na EBD, como secretário, tesoureiro, superintendente. Você é pregador, conferencista? Transmite a palavra na tribuna da igreja? Sim, preguei muitas vezes e sempre fui muito abençoado, além de abençoar as pessoas e o povo de Deus.
Se você é alguém que preenche os requesitos destas perguntas feitas e pré-respondidas, alguém que foi restaurado por Deus, curado por Ele, que ensina e prega a sua palavra, irá sentir aquilo que eu senti quando realmente O Encontrei. Atente com serenidade:
Em João capítulo nove (Jo 9) há o relato da cura de um cego de nascença. Duas questões a avaliar aqui são importantes. A primeira é a forma que o povo crente (judeus) eram ensinados nos dias que Jesus esteve aqui. Cegos, leprosos, surdos-mudos, deficientes físicos, enfim, que possuíam alguma enfermidade física (mulher do fluxo sanguíneo), eram tidas como hereditariamente malditas. E usadas como exemplo, talvez, nas homilias dos doutores da lei. Jesus corrige este erro doutrinário humano, dizendo que onde existir alguém nesta situação, "deve se manifestar nele as obras de Deus (v 3)". A segunda questão é a cura. Jesus cospe no solo, faz uma lama, põe nos olhos do cego, e manda-o ir lavá-los no tanque de Siloé. Por que todo este trabalho? Não era só curá-lo, abrir-lhe os olhos?

Após a cura e todo o interrogatório ( v 15, 26) que o abençoado recebe da igreja (os apologétas de plantão), acontece o improvável, aquilo que os "velhos na fé" da igreja jamais admitem: SER ENSINADO POR UM LEIGO NA PALAVRA. Voltando à sessão interrogatória, quando perguntam novamente como ele foi curado, o abençoado responde de forma irônica: "Vocês também querem ser discípulos dele?(v 27)" e após ser injuriado, criticado, ele inicia sua primeira pregação de boas novas, mesmo sem querer. Ele vira um pregador da fé:


"A maravilha está em que vocês não saibam quem ele é, ou de onde ele veio, e mesmo assim me curou de cegueira. Nós sabemos que Deus não ouve a pecadores, mas se alguém teme a Deus e faz a sua vontade, a esse ele ouve. Não há nenhum relato nos escritos sagrados, pois eu nunca ouvi que alguém tenha sido curado de cegueira. Se este não fosse de Deus, nada poderia fazer (vv 30-33)"
Cheia de costumes e doutrinas teológicas humanas, eles não admitem um novato no conhecimento "teológico" mostrar algo que Deus realmente faz. Expulsam o abençoado da igreja, apoiados por sua doutrina, seu torá, seu costume, seu talmude.
Após o escárneo e vergonha, o abençoado deveria ter ficado cheio de dúvidas. Nasceu na religião, sendo ensinado desde criança nos dogmas de Moisés (Dt 6. 6-9). Recebe uma cura, que só Deus é capaz de fazer. Fala aquilo que ele entende que só alguém usado pelo Espírito de Deus poderia fazer. Assim mesmo é chamado de pecador, nascido em pecados, que jamais poderia usar a palavra de Deus para ensinar.
No meu entendimento, este fato faz com Jesus o encontre no caminho, para realmente curá-lo totalmente, e sanar suas dúvidas com relação ao reino de Deus. Ao encontrá-lo, Jesus pergunta diretamente ao abençoado perdido em um mundo de cegos que tem olhos, para realmente enviá-lo como verdadeiro pregador de boas-novas (Rm 10.15). "Crês tu no Filho de Deus? perguntou Jesus. O abençoado responde: Quem é ele, para que nele eu creia? Jesus finaliza: Tu o tens visto, e é este que fala contigo. Eu creio. E adorou o Senhor Jesus. (vv 35-38)"


Entendeu? Eu estava como este cego. Fui curado por Deus quando Ele me abriu os olhos espirituais. Preguei a palavra e ensinei, da maneira como Ele instruí nos evangelhos. Quase ninguém entendeu a mensagem que ele me deu, principalmente os "doutoresa da lei". Sofri, pois sempre vi o Senhor Jesus, como quando ele apareceu ao homem que foi curado de cegueira, contudo ainda não O conhecia realmente.


Hoje O vejo, creio, O adoro, tenho intimidade com Ele, falo a palavra que Ele me dá, vejo os frutos da semente que estou semeando, tudo com a permissão do Espírito Santo. Mas não é fácil. Entretanto, todo aquele que conhece Jesus, como eu O conheci, e o homem curado de cegueira do relato de João nove (Jo 9), nunca deixará de crêr e adorar aquele que o resgatou da religião à verdadeira vida em Cristo.

Você crê no Filho de Deus? Sabe realmente quem Ele é? Faz o que Ele ensinou?

Nenhum comentário: