quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Lei de Deus, o Torá, com pena de morte? Perfeita lei da liberdade, de Cristo, com vida e paz?

Um dia quando lecionava sobre a Lição "Jesus, verdadeiro homem e verdadeiro Deus", em determinado momento da lição citei a espístola de Tiago 1.25: "Aquele, porém que atenta para a perfeita lei da liberdade e nisto persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da boa obra, esse tal será bem aventurado no seu feito". Segundo minhas convicções, sempre assegurei que Jesus aboliu toda a lei, não só a guarda do sábado, como crê a maioria nas congregações.
Nesta congregação onde fui convidado a lecionar, o pensamento não era diferente. Porém, todos estavam atentos a tudo que eu falava, pois parecia algo novo. Depois que mostrei que não vivemos por lei ou regra, mas pela perfeita lei de liberdade, citei 2.12 de Tiago: "Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade". No final deste pensamento, um presbítero da velha guarda, daqueles bem tradicionalistas, faz uma pergunta que no início pareceu bem difícil. Veja:

"_Irmão Elizeu, como o irmão afirma que toda a lei de Deus foi abolida, farei uma pergunta a qual já perguntei a outro grande professor do campo, e ele não respondeu.
_Pode fazer, disse eu. Se eu não puder responder agora, pesquisarei e trarei a resposta em outra oportunidade.
_A pergunta é a seguinte, disse o irmão presbítero Mesquita. Se toda a lei de Deus foi abolida, Deus errou quando deu a lei a Moisés?"

No início a pergunta pareceu difícil. Toda a clase de adultos (homens e mulheres) fitou os olhos em mim. Pela graça de Deus, a resposta fluiu serenamente. Eu disse:

Irmãos, quando Deus entregou a lei nas mãos de Moisés, o culpado pelo pecado cometido deveria realmente ser penalizado conforme estava estabelecido na lei? Imaginem se fôssemos nós os israelitas, e eu cometesse um tal pecado. O correto a fazer, penso eu, era que vocês, homens de Deus, se reunissem e após a discussão de prós e contras, chegassem ao seguinte veredito: Nós perdoamos você irmão. Só não peque novamente. Então respondi ao irmão Mesquita: "_A lei, querido irmão Mesquita, deveria produzir perdão sempre, não pena como sentença."

Depois que disse esta até então "asneira" na classe dominical, pois estava roubando uma das muitas atitudes de Jesus Cristo, concluí:


A lei era para ser seguida por todos os israelitas no antigo testamento? A resposta da classe foi 100% positiva. Novamente inquiri: E a pena de morte em caso de homicídio e adultério também deveria ser para todos, sem excessão? De novo a resposta foi 100% sim. Com estas duas perguntas afirmando que quem vivia pela lei deveria ser julgado pela lei, finalizei meu raciocínio:

O rei Davi adulterou e cometeu um hediondo homicídio. Deus perdoando Davi, agiu com acepção de pessoas? Resposta da classe negativa. Se Deus sabia que a pena era capital, por que Davi não morreu? Os alunos ficaram sem resposta, aceitando, talvez por falta de argumento, minha convicta idéia de que a lei só serve para aquele que gosta de ser servo inútil, que só faz "aparentemente" o que lhe é mandado. Só aparentemente.

Por isso dou graças a Deus por ter-me ressuscitado dos mortos, tirar-me dum côma o qual me trouxe a uma nova vida cristã, e dar-me a certeza em afirmar que a lei de Deus, com os 10 mandamentos, ou os 613 mandamentos posteriores, sempre se resumiu ao amor e ao perdão, como disse Jesus: "Portanto, tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas. (Mateus 7.12)"


Assembléia de Deus
Congregação Jadim Ouro Fino
1° Trimestre de 2008, lição 3

Um comentário:

Eliseu Antonio Gomes disse...

Elizeu

O erro de grande parte dos nossos irmãos é não ter o conhecimento da Palavra de Deus como um todo, contentam-se em conhecê-la em partes.

Isto é grave!

Não é possível conhecer uma pessoa se não conhecemos o que ela pensa. Para conhecer ao Senhor é necessário conhecer INTEIRAMENTE Sua Palavra, pois nela está contida os pensamentos dEle.

Abraço.

Eliseu Antonio Gomes
http://belverede.blogspot.com/