domingo, 19 de maio de 2013

Quem é Deus? Quem? Jesus deu a resposta desse Deus: Papai


"a igreja cristã tem lutado por séculos para chegar a um entendimento fiel da Trindade, a fim de evitar esse tipo de confusão" - Albert Mohler Jr

Que confusão é essa? Lutado por séculos para chegar ao entendimento da Trindade Divina? Deus é Deus de confusão?

Uma das questões que me fez parar de acreditar na Trindade Divina como a qual eu aprendi na igreja desde criança, começou a partir da leitura do "credo" que forçou os primeiros cristãos a crer nele e, posteriormente, tornou esta mentira (pra mim) ou este mistério em verdade.

O credo de Atanásio, conforme a história data do 4 século AD, disse assim naquela época onde as pessoas tinham medo do inferno: "Todo aquele que quer ser salvo, antes de tudo deve professar a fé universal. Quem quer que não a conservar íntegra e inviolada, sem dúvida perecerá eternamente.  E a fé universal consiste em venerar um só Deus na Trindade e a Trindade na unidade". Entendeu? Ele (o CREDO) começa dizendo que se você quiser ser salvo deve crer e lutar por manter essa fé nessa credo difícil de se entender e se ensinar.

Mas o engraçado pra mim é que essa dificuldade continua em se entender esse mistério "homoousian" mesmo em nosso tempo, onde as informações chegam ao nosso conhecimento rapidamente. Possuímos tablets, pc's, notbooks, celulares de última geração e, mesmo assim, ninguém explica essa tal doutrina de forma simples, direta e inteligível. Apenas por suposições, textos bíblicos usados dentro do pensamento trinitário e sem a luz que é uma das formas de se ilustrar a VERDADE. E a explicação fica escura e sombria, ilustrações da MENTIRA.

Uma pergunta que eu faço quando questiono questões a respeito do fato de por quê eu devo crer nesta doutrina vieram a partir da leitura do credo original. E a maioria que acredita neste credo, seja católico, ortodoxo ou protestante nunca parou para ler e analisar aquilo que se escreveu, com um regresso ao período de medo e terror que se vivia naquela mesma época.

O final do Credo de Atanásio diz: "Esta é a fé universal. Quem não a crer com fidelidade e firmeza, não poderá salvar-se" e eu me perguntei: como assim? Onde está escrito na bíblia que aquele que não crer num conceito teológico de Deus irá para o inferno? Onde? Este último ponto do credo me fez ficar com muitas dúvidas e receio de acreditar naquilo que eu aprendi desde criança. Mas eu fui a luta e comecei a me questionar naquilo que eu havia aprendido. Fiz perguntas, procurei respostas e das respostas criava proposições a favor e contra aquilo que eu afirmava. Mas eu fui com fé naquele Deus que se apresentou para Abraão e esse Deus me acalmou.

Depois eu via tudo aquilo que Jesus disse do Deus que ele apresentou como sendo um PAI, um Abba, o seu PAPAI. Jesus disse muita coisa para glorificar o PAI, não para glorificá-lo pois ELE sabia que o PAI glorificaria o Filho, e isso porque estava escrito nos salmos e os profetas falaram sobre isso. Mesmo assim Jesus jamais se colocou em lugar de igualdade com o Pai, mesmo quando disse: agora glorifica-me tu, Pai, contigo mesmo com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo - João 17.5.

Mas outra coisa que o Mestre disse com relação ao crer em verdades do reino ou crer em verdades de religião foi a Nicodemos, um dos grandes mestres de teologia de Israel: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus - João 3:3. Jesus estava apenas dizendo que para um adulto que aprendeu algo sobre Deus religiosamente falando jamais iria conseguir mudar aquela afirmação que aprendeu sobre Deus, sobre o céu, sobre a eternidade, se não nascesse de novo, se não esquecesse tudo aquilo que aprendeu e começasse a aprender novamente e com a mente vazia, sem interferência daquilo que aprendeu.

E o sábio pergunta ao Mestre: Como pode um homem nascer, sendo velho? pode, porventura, entrar novamente no ventre de sua mãe e nascer? - João 3:4. Jesus lhe diz que esse nascimento vem a partir da água, que é insípida, inodora e incolor, mas representa o próprio mestre (mas quem beber da água que eu lhe der, nunca mais terá sede; pelo contrário a água que eu lhe der, virá a ser nele uma fonte de água que mana para a vida eterna-João 4:14). Essa fonte de conhecimento do Deus verdadeiro jorra para a vida eterna. E também nascer do Espírito que guerreia dentro do homem natural contra o mal que habita e nasce nele desde o momento da queda do homem. Esse nascer do Espírito vem quando nascemos desta água de conhecimento de Deus.

E Jesus fala ainda sobre a vida eterna, sobre o Deus verdadeiro, sobre o Pai: A vida eterna, porém, é esta, que conheçam a ti, único verdadeiro Deus, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste-João 17:3. O mestre afirmou em sua última oração que as pessoas deveriam conhecer ao PAI como único e verdadeiro Deus e ao Senhor Jesus Cristo, aquele que foi enviado pelo Pai como afirmavam as escrituras. Esse conhecimento daria a pessoa o direito a vida eterna. Por que glorificamos 3 pessoas de forma distintas? Por que? O próprio mestre disse que conhecer ao Pai como único e verdadeiro Deus e ao Filho dariam o direito a vida eterna. Por que se formulou um credo cheio de mistérios e, como afirma o Dr. Albert Mohler Jr., "a igreja cristã tem lutado por séculos para chegar a um entendimento fiel da Trindade". E por que a igreja faz isso? Porque é adulta, porque cresceu, porque virou mestre como Nicodemos, contudo ainda quer chegar ao conhecimento do termo Trindade. Que coisa.

Nenhum comentário: