domingo, 13 de abril de 2014

A crença na Trindade irá te salvar?



Eu cresci aprendendo o credo trinitariano, contudo também cresci ouvindo a família do saudoso partor Fued, pai dos pastores Carlos e José Luis Moisés, do Voz da Verdade. Sempre respeitei a maneira deles crerem em Deus na maneira unicista (aquilo que a teologia me ensinou).



Contudo, quando li o credo de Atanásio (leia o credo no link) vi que ele começava dizendo que quem não cresce no credo trinitariano como fé universal não seria salvo e isto não está na bíblia, a bíblia não diz isso, nem Jesus nem os apóstolos disseram isso. O que a bíblia fala é que a salvação vem do Evangelho e o Evangelho é a revelação de Jesus Cristo que é o nome pelo qual todos devem ser salvos.




Hoje eu creio que Jesus Cristo é o filho de Deus, aliás, o filho amado do Pai. Como eu tenho dois filhos homens, e os amo, Deus podeira ser diferente de mim que não pode ter um filho dele mesmo? Se você disser que isso é impossível, o seu Deus não é o Deus do impossível? Eu creio que Jesus é o Filho de Deus literalmente e isso está na Bíblia.




A teologia trinitariana é muito confusa. Você que ensina e dá aula como eu, sabe que ensinar algo como a trindade é complicado e chega o momento que você tem que dizer que a pessoa deve ter fé para crer no que você está ensinando e isso não é verdade. Jesus nunca deixou alguém em dúvida com relação ao que ele ensinava. Ele sempre disse as coisas ao pé da letra aos apóstolos e discípulos. Como você deixa seu aluno em dúvida com relação ao credo trinitariano? A dúvida não é de Deus, com certeza.




A escritura neotestamentária diz isso e Paulo é o escritor que mais assevera que "terão comichões nos ouvidos". Você que dá aula sobre a homoousian e sobre a coexistencia, entre outros termos quase que jurídicos que a doutrina trinitariana necessita para ser ensinada, como se sente transmitindo algo inteligível e inconcebível diante de um antigo testamento monoteísta em um Deus sendo uma só PESSOA? Cuidado com aquilo que você ensina. Jesus disse assim aqueles que queriam ser mestres: Vocês fecham o reino as pessoas, assim, nem vocês entram nem deixam ninguém entrar.




Ensine o que é evangelho. Trindade não é Evangelho. Unicismo não é Evangelho. Evangelho é Jesus Cristo. Evangelho é boa nova. Evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê. Fale sobre o Evangelho. Jesus disse que "E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim"  e no Evangelho de Jesus nunca ficou dúvida. O Evangelho é renúncia. A renúncia me faz amar você e pronto. E o que me faz amar você é o poder de Deus que o Evangelho de Jesus revela. 



Ensine o Evangelho. Ensine Jesus Cristo. Ele é a revelação do Deus invisível.

Nenhum comentário: