sábado, 21 de julho de 2012

Israel: Monoteísta por causa das outras nações?

"A palavra unidade é invariavelmente reproduzida no antigo testamento. Em meio a tantas nações idólatras, que adoravam vários deuses, fazia-se necessário persistir em fazer o povo de Israel venerar apenas um Deus. Esse fato motivou o Antigo Testamento a realçar a unidade de Deus'' 

Fonte: Curso Interdenominacional de Teologia/Teologia Sistemática/A Doutrina de Deus/A Doutrina da Trindade-pg 67

Parece tao lógico dizer que por causa de o antigo testamento mostrar 'tantas nações idólatras, que adoravam vários deuses, fazia-se necessário persistir em fazer o povo de Israel venerar apenas um Deus', Israel tornou-se monoteísta absoluto e Deus cooperou para isso. O povo de Israel que cria no único Deus, deixou de ter a Santíssima revelação sobre a Trindade, mas Deus foi quem fez isso. Como pode uma coisas dessas, tal afirmação?

Veja que Jesus diz sobre os sacerdotes e a tradição, sobre aquilo que falavam, hipocritamente:
"Se tivéssemos vivido no tempo dos nossos antepassados, não teríamos tomado parte com eles no derramamento do sangue dos profetas. Assim, vocês testemunham contra si mesmos que são descendentes dos que assassinaram os profetas. Mt 23:30-31".

Dizer que o povo creu que existia apenas um Deus, dentro da doutrina monoteísta e dentro da unidade absoluta de um único SER soberano, para que eles não fossem fazer o que as demais nações faziam, adorar vários deuses, e que nós podemos crer em três pessoas distintas divinamente e, isso não ser politeísmo pratico, parece verdade, parece certo. Parece.

A verdade é algo assim como li no blog do meu amigo Eliseu Antonio Gomes: "No português, verdade é apenas o antônimo de mentira, mas no grego, além de ser o contrário de mentira, também é não praticar omissão, isto é, não esconder a realidade"-http://belverede.blogspot.com.br/2009/07/definindo-apologia-biblica-e-lavagem-de.html


Quando estamos no processo de aprendizado, as perguntas farão parte desse processo. E se as perguntas são enunciadas é porque existe duvida ou falta de entendimento sobre aquilo que estamos aprendendo. E as respostas devem solucionar essas duvidas porque o estudo, a teologia é racional e logica, sem necessidade de fé. E o professor deveria amar o aluno que faz perguntas e o ajuda a pesquisar mais e mais, não desqualifica-lo como herético e pessoa incrédula quanto as, entre aspas, literalmente, VERDADES BÍBLICAS, segundo ele ensina. 

Nenhum comentário: